Como passar em um concurso público?

Diante da autorização para realização de concurso com 900 vagas para AFT em 2023, muita gente ficou empolgada para tentar ocupar um desses cargos.

E apesar de o assunto não estar entre os objetivos do site, quis compartilhar um pouco da minha longa experiência com concursos públicos.

E digo longa porque é mesmo: meu primeiro concurso foi aos 9 anos de idade, quando tive a felicidade de ser admitida no Colégio Militar (“no meu tempo”, se entrava na 5ª série).

Veja bem: felicidade, e não sorte.

Depois vieram outras aprovações, como o vestibular para a UFRGS, para o IME, para o MTE… Sou muito grata a Deus por isso!

Vou contar para vocês, então, os dois segredos para passar em um concurso de alto nível e muito concorrido… Preparados?

Lá vai.

ESTUDAR MUITO E ESTUDAR CERTO!

Já consigo ouvir a decepção de quem esperava uma fórmula mágica, uma indicação de livro milagroso ou de um cursinho. Mas, sinto muito, isso não existe.

Você pode comprar o livro que for, pode assinar o melhor curso online, e não adianta: se você não estudar muito e certo, não vai passar. Simples assim.

E não confunda estudar com “ficar sentado na frente do livro ou da tela do computador”. Sua mente deve estar focada naquilo que você está estudando! Sem dispersar!

Nada de redes sociais, nada de Whatsapp, nada de ficar viajando na maionese… Atenção total!

Desligue o celular e, se necessário, use um app que bloqueia a sua internet ou as redes sociais, para não cair em tentação. 😉

E também não basta ler, mesmo que com foco. Faça resumos e, principalmente, faça muitos exercícios! Essa é a coisa mais importante que você pode fazer.

Muitos exercícios, muitas vezes. Não basta, por exemplo, estudar as provas do concurso para AFT uma vez e achar que está bom…

Você deve refazer muitas vezes e, em todas elas, anotar seus resultados e compará-los, para ver se você está evoluindo ou se está cometendo os mesmos erros.

Errar as mesmas questões repetidas vezes é um grande sinal de que aquele tópico precisa ser estudado novamente e mais a fundo, ou talvez em uma fonte nova, com uma abordagem diferente.

Também é bom fazer provas antigas de concursos diferentes dos que você está se preparando, mas que tenham matérias em comum.

Se você vai fazer um concurso Cespe que tem prova de Direito Administrativo, por exemplo, busque todas as provas de Direito Administrativo que a banca aplicou nos últimos anos, independente do cargo.

Você, aos poucos, vai entendendo o “estilo” da banca – sem contar que a quantidade de questões que se repetem entre os concursos não é desprezível!

Mas, mais importante do que tudo, você deve acreditar de verdade que nada vem de graça.

Você não vai conseguir manter sua vida social super ativa, ver todas as séries (ou jogos de futebol), viajar de férias, enfim, não abrir mão de nada, e ser aprovado em um concurso muito concorrido.

Quem promete isso está mentindo.

Alguma coisa terá que ser sacrificada para que você alcance o seu objetivo.

Contei um pouco sobre meus resultados nos concursos não para me vangloriar, mas para que você acredite no que eu digo.

Seria muito fácil vir pagar de “gênia”, dizer que tenho um super cérebro e tentar parecer melhor que todo mundo, mas isso não seria honesto.

Teve muito esforço e foco envolvido em todas essas etapas! Por isso falei que tive felicidade, não sorte.

E se você não estiver disposto a abrir mão de nada, nem a estudar com seriedade, então não gaste seu tempo e seu dinheiro se preparando para um concurso público.

Seja honesto consigo mesmo e com sua família, economize grana e frustrações. E, se estiver querendo melhorar sua vida, pense em fazer essas três coisas:

  • Melhorar suas habilidades e descobrir seus pontos fortes. Conheço pessoas que dedicaram anos para estudar para um concurso e, depois de assumirem o cargo, viram que não tinham nenhum perfil para a tarefa (um deles inclusive desistiu de ser AFT meses depois da posse). Se você é muito tímido, por exemplo, talvez ser um Auditor Fiscal do Trabalho não seja o caminho para você – afinal, todos os dias você terá que ir em uma empresa diferente, conversar com pessoas que não conhece e isso nem sempre de uma forma amigável…
  • Busque empregos melhor remunerados. É meio óbvio, mas para isso você precisa primeiro melhorar suas habilidades…
  • Cuide das suas finanças. Todos deveriam saber o básico sobre isso, já que o cenário para o futuro é de aposentadoria cada vez mais distante e pagando menos. Para começar, sugiro que você leia os livros do Gustavo Cerbasi, principalmente o “Adeus, aposentadoria” e o “Investimentos Inteligentes” (veja a resenha aqui), de preferência nessa ordem.

Enfim, construa uma vida melhor para você… Afinal, é possível ser feliz e próspero sem ser servidor público.

E se você, mesmo sabendo do esforço necessário, ainda quiser se preparar para um concurso, desejo de coração que você se dedique e tenha êxito.

Até a próxima!

Cibele Flores

Engenheira Mecânica, Engenheira de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia, Auditora Fiscal do Trabalho e professora em cursos de especialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *