Fontes de Consulta

Como as pessoas viviam sem a Internet? Difícil acreditar que houve um tempo em que tanta informação não estava disponível para todos…

Mas, por outro lado, tanta informação pode trazer um problema: como separar o joio do trigo?

Para ajudar, apresentamos aqui as fontes de consulta mais confiáveis na área de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho. Aí vai!

  • HSE – Health and Safety Executive (Reino Unido)

http://www.hse.gov.uk/

De longe, a melhor fonte de consulta sobre saúde e segurança no trabalho no mundo. Além de estudos de caráter mais “acadêmico”, temos publicações resumidas sobre assuntos bem importantes. Deixo como exemplos, só para dar uma ideia da qualidade do material produzido, um link com material sobre ventilação local exaustora e outro sobre segurança na operação de injetoras.

http://www.hse.gov.uk/pubns/wis40.htm

http://www.hse.gov.uk/pubns/books/hsg258.htm

  • IARC – International Agency for Research on Cancer

A IARC é um órgão da Organização Mundial da Saúde que, como o nome indica, dedica-se a estudos sobre câncer. É uma referência valiosíssima quando estamos na fase de reconhecimento dos riscos dos locais de trabalho. As Monographs são excelentes fontes de pesquisa sobre vários agentes e, também, sobre alguns setores econômicos. Cito a indústria da borracha, por exemplo, que é objeto de um estudo bastante detalhado na Monograph 100F.

Elas podem ser consultadas no link: http://monographs.iarc.fr/ENG/Monographs/PDFs/index.php

  • FUNDACENTRO

A Fundacentro é um órgão de pesquisa em SST, vinculado ao Ministério do Trabalho, e que disponibiliza gratuitamente publicações muito interessantes. Uma das melhores é “Ventilação Local Exaustora em Galvanoplastia”, cujos conceitos são aplicáveis a vários setores em que haja VLE. Segue o link:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/publicacao/detalhe/2012/7/ventilacao-local-exaustora-em-galvanoplastia

Também gosto muito da publicação “Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos“, que é baseada na abordagem pragmática ICCT (International Chemical Control Toolkit). Nem sempre avaliações quantitativas caras e trabalhosas são necessárias!

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/publicacao/detalhe/2013/2/avaliacao-qualitativa-de-riscos-quimicos-orientacoes-basicas-para-o-controle-da-exposicao-a-2

Vale a pena pesquisar o acervo da Fundacentro: informação gratuita, de qualidade e em língua portuguesa, o que facilita um pouco as coisas.

  • ECHA – European Chemicals Agency 

Muito legal pelo arquivo de informações sobre produtos químicos, organizados por infocards muito bons para consulta. Quem trabalha com reconhecimento de riscos químicos vai gostar. 😉

https://echa.europa.eu/information-on-chemicals

Está com um dinheirinho sobrando e quer investir em um livro? Seguem algumas recomendações:

1.”Recognition of Health Hazards in Industry”

É um livro relativamente antigo, mas de uma clareza exemplar. É uma ótima fonte quando começamos a estudar uma atividade nova, já que ele explica muito bem o processo produtivo em si, além de expor os principais riscos.

Em resumo: um clássico.

2. “Manual de Proteção Respiratória”

Minha ideia era não falar de nenhum livro nacional, porque não recebo nada da editora nem dos autores para fazer propaganda. Esse livro, porém, já me ajudou demais, e também já salvou muitos amigos meus… Além disso, os autores são profissionais dedicados, generosos e tecnicamente impecáveis (tive a oportunidade de conhecer o Wladimir em um curso ministrado por ele, e o falecido prof. Torloni deu aula a uma geração anterior à minha, sendo elogiado e querido por todos), então me sinto obrigada a recomendá-lo .

Assim, fica a sugestão do “Manual de Proteção Respiratória”, do prof. Maurício Torloni e do Antônio Vladimir Vieira. Tudo sobre proteção respiratória. Absolutamente TUDO!

3. “Industrial Ventilation: A Manual of Recommended Practice for Design”, da ACGIH

Bem, esse livro é mais específico para quem trabalha com projeto de sistemas de ventilação. Ele apresenta projetos e valores de referência (velocidade do ar, vazão etc) para diferentes sistemas de ventilação em atividades industriais diversas. É um livro de referência muito bom, mas é caro… Não empresto o meu para ninguém!

4. “Ventilação Industrial e Controle da Poluição”

É um livro mais “amigável” do que o Industrial Ventilation da ACGIH. É ótimo para quem quer aprender o básico sobre ventilação e para quem não tem ainda um domínio do inglês.

O autor, o prof. Macintyre, foi um professor respeitadíssimo que lecionou em várias instituições renomadas, como o Instituto Militar de Engenharia. 😉

Está esgotado em algumas livrarias, mas aparentemente na Amazon ainda tem:

Façamos todos um bom trabalho!